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HomeO jogoComo se joga?
Como se joga?
Jogar ao Dr. Why é muito simples! Basta formar um grupo de amigos, escolher um dos locais onde se joga Dr. Why e pedir ao staff um comando.
É aconselhado, desde a primeira partida, pedir ao staff o cartão Creatura. Desta forma as pontuações e as estatísticas do jogo serão conservadas desde o início no sistema e os jogadores poderão usufruir de todos os serviços desta comunidade.

O staff pode escolher o tipo de partida, a dificuldade e as perguntas doidas da noite.
Também é possível escolher a categoria temática do jogo, selecionando um entre os cinco temas principais sobre as quais se pode fazer disputar uma partida.

As perguntas doidas são “um jogo dentro do jogo”. São questões precedidas por uma imagem ou uma música e que servem para testar a capacidade sensorial dos jogadores. São as “Golpe de vista”, “Memória Fotográfica”, “Labirinto” e muitos outras, como a mais recente “Dr. Bingo, Em Busca das Letras Perdidas”. Também há questões sobre música ou filmes, em que se usam trechos retirados de grandes êxitos pop ou da cultura televisiva ou cinematográfica.
E inicia-se a partida! Um apresentador lê as perguntas, as respostas e as classificações visualizadas nos ecrãs, animando a noite. A tensão do desafio cresce...
O comando sem fios permite aos jogadores responderem às perguntas diretamente a partir da própria mesa. Os comandos são a "arma" para desafiar as outras mesas e representam um dos sucessos do Dr. Why, porque até a pessoa mais tímida não aguenta à tentação de carregar na tecla certa se souber a resposta entre as cinco opções. Além disso, as cinco teclas, permitem a cada membro carregar com o dedo numa, favorecendo o jogo de equipa e a socialização.

Pergunta após pergunta aparecem as classificações para cada questão (os mais rápidos conquistam mais pontos, quem erra perde pontos) e tudo isto é resumido na classificação geral parcial. As pontuações, além de refletirem as respostas certas ou erradas, são também determinadas pela velocidade com que os jogadores respondem à pergunta, o que torna o jogo ainda mais emocionante, já que permite aos jogadores desafiarem-se também através da rapidez, além da sabedoria e /ou da sorte. É de salientar que o jogo permite a abstenção, que pode ser usada estrategicamente.
Estas quatro caraterísticas - sabedoria, sorte, rapidez e estratégia - além da absoluta confiança na receção e análise dos dados, fazem do Dr. Why um produto único no seu género!

Há muitas maneiras de escolher a melhor equipa da noite e, graças às regras Dr. Why, o resultado fica na dúvida até ao fim.
Há ainda um derradeiro desafio, o dos desempates (play offs ou finais), que permitem aos jogadores que ficaram mais bem classificados na partida geral ser "promovidos" para uma finalíssima e àqueles com pontuações menores ter mais uma hipótese de ganhar, mesmo que joguem a partir das últimas posições.
As duas partidas de desempate, que podemos chamar de "Série B" e "Série A", são: um desafio relâmpago de cinco perguntas, a partir dos zeros pontos, entre todos os comandos que não tiveram direito à fase final (por exemplo a partir da 11.ª posição) e a final verdadeira, na qual participam todos os que ganharam esse direito durante a partida normal e os melhores da “Série B”.


A sabedoria, a velocidade, a sorte e a estratégia premiarão os verdadeiros vencedores da noite Dr. Why! E depois? As equipas figuram na classificação online. E os jogadores encontram-se assiduamente na nossa comunidade trocando opiniões e sugestõesaté ao próximo encontro nos seus locais preferidos!